A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) instalou, no Norte de Minas Gerais, cinco unidades de extração de mel em contêineres (foto) para impulsionar a apicultura na região

As estruturas estão localizadas nos municípios de Pedras de Maria da Cruz, Bocaiuva, Guaraciama, Montes Claros e Francisco Sá e são dotadas de meios para extração do produto, como centrífuga, mesa desoperculadora e tanques decantadores. A capacidade de processamento de cada unidade está estimada em 70 toneladas de mel por ano.

José Dilson Durães, presidente da Associação dos Apicultores de Francisco Sá, é um dos 250 produtores beneficiados diretamente com esse projeto da Codevasf, que contou com investimento da ordem de R$ 345 mil. A gestão dos contêineres ficará a cargo das associações de apicultores dos municípios.

“Agora, todo o mel extraído nessas unidades será de alta qualidade, em razão de podermos utilizar os equipamentos necessários, com maior higienização durante a manipulação do produto”, diz o produtor.

Para Alex Demier, da Superintendência Regional da Codevasf, em Montes Claros (MG), a instalação de contêineres representa uma inovação.
Segundo ele, caso haja viabilidade operacional, a intenção é que novos contêineres sejam instalados na região.

“Esse tipo de estrutura apresenta algumas vantagens em relação à construção em alvenaria. A primeira é o preço, que chega a ser 40% mais barato, e a segunda é que não depende de documentação e regularidade da área onde será implantada, o que não ocorre quando a Codevasf realiza uma obra, em que tais exigências são indispensáveis”, esclarece Demier.

Fonte: Codevasf