Por Luiz Octavio Pires Leal – Membro Emérito da Academia Brasileira de Medicina Veterinária
A fisiologia experimental teve início com os trabalhos do anatomista britânico William Harvey, que descreveu a circulação do sangue, no século XVII.
A fisiologia moderna nasceu antes do século XVI, com a primeira contribuição expressiva dos estudos de Miguel Servet (1511 – 1553), sobre a circulação pulmonar. Até então, a ciência fisiológica apoiava-se nas concepções puramente teóricas e equivocadas do médico grego Galeno, que estava convencido, por exemplo, de que havia comunicação entre os dois ventrículos do coração, por meio de canais que não eram visíveis.
Servet e Vesálio demonstraram não haver mistura de sangue entre os dois ventrículos.
A base
A fisiologia baseia-se nos conhecimentos da física e da química, que são indissociáveis dos da biologia, para explicar as funções vitais.
A aquisição de novos conhecimentos nesses campos – num processo contínuo, dinâmico permanente – levou às diversas subdivisões da fisiologia, que ainda estão distantes da verdade absoluta.
Alguns exemplos dessas subdivisões:
*eletrofisiologia
*neurofisiologia
*fisiologia celular
*ecofisiologia, e
*fisiologia do exercício.
REF Livro “História da Medicina Veterinária” (2009) deste Autor
Imagem gerada por IA
