Ferret é o nome inglês do Furão, que é um animal de pequeno porte, com mais ou menos 40 centímetros de comprimento, exclusive a cauda, e que pesa, em média, um quilo.
Ele é muito inteligente, amigo, esperto, divertido e brincalhão.
Extremamente ágil, tem a mania de se enfiar em qualquer buraco que encontra. Depois do cão e do gato, é o animal de maior prestígio entre os norte-americanos, e no Brasil entra e sai de moda de tempos em tempos. Trata-se de um animal importado, principalmente dos Estados Unidos. Ele não pertence à fauna brasileira.
O Furão é um descendente da “Doninha Européia”,que é selvagem. Ele é um animal sobre o qual existem referências arqueológicas de mais de 2.500 anos.
Embora pareça, o Ferret não é roedor. Trata-se de um parente distante da Lontra, e como ela, adora nadar fazendo grande farra numa banheira doméstica.
Não se sabe exatamente quando esse simpático animal foi domesticado,mas há indícios de que isso aconteceu no Egito por volta do ano 1.500 aC. Mas embora tenham sido domesticados há tanto tempo, eles não perderam seu instinto natural de esconder alimentos como garantia de que eles não irão faltar. Portanto, é bom ficar de olho porque farão isso em todos os lugares escondidos que encontrarem na sua casa.
Até hoje, o Furão é usado em alguns países, na caça, pela sua facilidade de entrar em tocas e deslocar animais escondidos, principalmente coelhos selvagens.
Eles têm um metabolismo muito acelerado, o que pode ser comprovado pelo seu batimento cardíaco. Enquanto o nosso coração, em estado de repouso, bate 60 a 80 vezes por minuto, o deles pulsa quase 200 vezes. Uma das conseqüências é que digerem o que comem rapidamente, o que torna necessário deixar uma vasilha com ração seca (especial para ferrets), permanentemente à sua disposição.
Assim como os gatos, eles são muito dorminhocos, dormindo 14 a 18 horas, por dia. E também são destemidos, não tendo medo de nada. Só mordem quando são apertados, geralmente, pelas crianças. E são tão fiéis quando casados, que quando um morre, o outro também morre, pouco tempo depois.
Os ferrets precisam ser vacinados contra cinomose e contra raiva.