Os criadores associados à ABCB Senepol e inscritos no Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS) têm motivos de sobra para comemorar. Isso porque, para dar continuidade ao trabalho de genotipagem dos animais, cujos dados integram as avaliações genéticas que compõem o Sumário Genômico, a entidade renovou seu convênio com a Neogen, empresa responsável por este serviço.

Nesse novo ciclo, a partir de setembro, a empresa entregará o resultado da leitura do dobro de marcadores moleculares. Isso porque o chip atual será substituído por uma nova versão, o que aumentará de 50 mil para 100 mil o número de sequências identificadas. A outra novidade é que a ABCB Senepol subsidiará parte dos custos desses exames.

De acordo com o presidente da entidade, Itamar Neto, nos novos termos acordados, o custo de cada teste será de R$ 95,00, dos quais R$ 10,00 serão subsidiados pela associação. “Entendemos que essa é uma forma de estimular esse processo tão importante para o progresso genético da raça. Contamos com a adesão dos criadores”, espera.

Para garantir a coleta das amostras de alta qualidade nos rebanhos Senepol, já que é a única raça taurina criada no Brasil que produz esse tipo de estudo e avaliação, os técnicos da associação podem orientar os procedimentos para retirar das amostras dos animais. Os dados genômicos integram o Arquivo Zootécnico Nacional do Senepol e são a base para a edição e a publicação dos Sumários Genômicos do PMGS.

Segundo o gerente comercial de corte da Neogen, Thiago Biscegli, a genômica é uma importante ferramenta auxiliar no processo de melhoramento do Senepol e pode apoiar um salto genético e econômico para a raça, pois consegue imprimir maior pressão de seleção ao rebanho, identificando animais jovens de grande potencial com precisão. ‘A genômica eleva a confiabilidade das avaliações e fornece uma base científica que ajusta e melhora os índices do programa de melhoramento”, explica o especialista.