Com a evolução da pecuária sustentável, cada vez mais os produtores precisam fazer uso de soluções tecnológicas que ajudem na prevenção e no tratamento de enfermidades, assim como nos sinais clínicos da gestação da vaca até o desmame das bezerras.

Sendo assim, os cuidados na primeira fase da vida das desses animais são fundamentais para que eles cresçam fortes e saudáveis e expressem o seu pleno potencial genético, tornando-se as vacas do amanhã. Nesse sentido, investir em sanidade e ponto crucial, desde antes do nascimento das crias.

Um planejamento sanitário eficiente garante aos produtores ganhos em produtividade, além da possibilidade de dobrar o peso das bezerras do nascimento até a desmama.

Prevenção

Investir em prevenção e estar pronto e atento para promover tratamento adequado mediante sinais clínicos de enfermidades, como diarreia, pneumonia e tristeza parasitária, são de suma importância. “Esse plano inicia antes do parto das vacas e segue até o desmame das bezerras”, diz o Gerente de Produto & Trade da Biogénesis Bagó, Pedro Hespanha.

O especialista afirma que o cuidado com as bezerras começa pelas vacas em um período muito crítico, conhecido como ‘periparto’, que inicia entre 30 e 60 dias antes do parto, e segue até 7 a 15 dias pós-parto.

“É nessa fase que recomenda-se uma série de estratégias de suporte e proteção da vaca e das bezerras, que logo após o nascimento se beneficiarão de um colostro de qualidade e repleto de imunoglobulinas capazes de fornecer a imunidade passiva necessária para sua proteção durante os primeiros 60 dias de vida”, observa.

Além disso, Hespanha diz que a partir dos 60 dias tem início outra fase importante, que é o programa de primovacinação, por meio do qual serão fornecidas vacinas que formarão a imunidade ativa da bezerra, bem como os antiparasitários e suplementação injetável antioxidante de suporte para essa fase.

Boi Azul

De acordo com Hespanha, tais soluções fazem parte do protocolo “Bezerra Azul Leite”, que integra o conceito “Boi Azul”, que conecta os seis pilares da pecuária moderna – sanidade, genética, nutrição, sustentabilidade, gestão e bem-estar animal.

Por meio desse pacote tecnológico, os produtores podem investir nas ferramentas necessárias para garantir o desenvolvimento adequado das bezerras, do nascimento até a desmama, e não deixar nenhum evento sanitário prejudicar esse período.

“Um parâmetro prático é que uma bezerra precisa ganhar em média 12 quilos de peso vivo do nascimento até os primeiros 30 dias. Este será um ótimo indicador de que ela conseguirá a tão esperada dobra de peso do nascimento até a desmama”, conclui o especialista.

Com informações da assessoria de comunicação Biogénesis Bago