Inicialmente, advirto os colegas de que não sou especialista nessa área, mas proprietário de animais e frequentador-crítico da atuação dos especialistas. É com essas credenciais que tenho a pretensão de oferecer as seguintes dicas, com a esperança de que sejam de alguma utilidade, notadamente para os formandos numa dessas centenas de faculdades que são verdadeiras indústrias de um falso ensino.

1- Uma observação inicial: cirurgia e clínica, por serem atividades muito diferentes, não deveriam ser consideradas uma única especialidade, e aos poucos, na prática, estão deixando de ser.

2- Por outro lado, numa boa clínica veterinária, o atendimento é feito por uma equipe de profissionais habilitados nos diferentes segmentos da especialidade.

3- Antes de decidir-se por qual especialidade optar, você deve estudar, com bastante profundidade, a anatomia e a fisiologia dos animais do seu maior interesse.

4- Mas, no início do seu treinamento, é muito importante que você tenha um conhecimento geral, amplo, de todos os procedimentos de uma boa clínica.

5- O passo seguinte, é você aprofundar-se no estudo teórico e na observação prática, auxiliando o colega experiente no setor do seu maior interesse.

6- Mas tudo isso só funcionará, na prática, quando você for aceito como estagiário numa boa clínica.

7- E uma vez aceito, precisa dispor-se a trabalhar sem limitação de horário, dia da semana, feriado, feriadão, dia de chuva ou qualquer outra limitação ou desculpa.

8- Uma boa aparência, sem exageros de roupas, cabelos e de outras “modernidades”, é importante. Sua profissão é uma profissão séria, que exige uma atitude discreta, digna e capaz de induzir respeito.

9- Uma atitude ética, sem nunca, em nenhuma hipótese, criticar um colega, é da máxima importância.

10- Leia, leia muito, não somente livros técnicos mas literatura, crônicas e outros assuntos que também sejam do seu interesse. Sem ler bastante bons livros, provavelmente, você não saberá falar nem escrever bem. E irá abusar da gíria, o que não é bom.

11- Admita a hipótese de um estágio numa grande clínica, super equipada, num pais do Primeiro Mundo. Lute por uma bolsa.

12- Estude, no mínimo, mais um idioma, de preferência, inglês.

13- Tenha foco, muita determinação, mas não tenha pressa. Plante bastante, no início e sempre. É a melhor maneira de ser bem sucedido até o dia da aposentadoria.

Luiz Octavio Pires Leal é Membro da Academia Brasileira de Medicina Veterinária
Foto de capa: Pexels