A Embrapa Gado de Leite inaugurou, no último mês, em Coronel Pacheco/MG, o novo sistema de produção de leite em “Compost Barn”, método cuja principal característica do estábulo é possuir uma ‘cama’ de material orgânico que realiza a compostagem das fezes e urina dos animais e proporciona maior conforto.

O nome escolhido para batizar o novo sistema foi “Vacas e Pessoas Felizes”, já que o método está diretamente ligado ao conforto e bem-estar do animal e a uma rotina de trabalho mais agradável para produtores e empregados.

Segundo o chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da unidade, Pedro Arcuri, além do foco na produção de conhecimento, o método favorece o trabalho dos profissionais envolvidos, facilita a tomada de decisão do produtor e promove o bem-estar animal. “Há muita tecnologia embarcada no sistema que a Embrapa está entregando. Câmeras e diversos sensores monitoram todo o ambiente, fornecendo informações sobre temperatura, atividade das vacas, iluminação etc. Nosso foco será a produção de conhecimento”, explica.

Acuri informa também que a adoção do Compost Barn tem crescido entre os produtores nacionais. “São mais de dois mil em funcionamento, mas há poucos resultados de pesquisa sobre a tecnologia”, diz ele. O sistema Embrapa tem capacidade para receber 80 vacas das raças Holandesa e Girolando.  “A estrutura da Embrapa será fonte de pesquisas, gerando indicadores sobre a sua utilização em ambiente tropical, preenchendo uma importante lacuna.”