Gatos bem tratados, vacinados, alimentados corretamente e criados com atenção e carinho dos donos, podem viver mais de 20 anos. O recorde conhecido atualmente é de 36 anos.
 
A partir do oitavo ano de vida, os gatos apresentam sinais de envelhecimento e precisam receber um tratamento mais atento, que inclui ração adequada, visitas mais frequentes ao médico veterinário e asseio mais detalhado dos dentes, que devem ser examinados a cada semana. Olhos e ouvidos também merecem cuidados especiais.
 
Embora com a progressão da idade, a fisiologia do gato, como a de todos os seres, vá se degradando progressiva e inexoravelmente, os gatos têm uma característica especial: eles não apresentam, externamente, os sinais de envelhecimento. E, também como acontece com todos os felinos, raramente denunciam que estão sentindo dor. Preferem ficar escondidos e encolhidos num canto do que mostrar que estão sofrendo. Essa atitude é importante na natureza para não mostrar-se uma presa fácil.
 
Com a idade o apetite diminui e, consequentemente, a energia do animal. Oferecer, frequentemente, ração da melhor qualidade, para os gatos idosos, deixando o comedouro sempre cheio, além de água filtrada fresca, é uma providência muito importante.