Foto: Alfapress Comunicações

Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), vai começar a vender materiais genéticos de bovinos da raça Gir Leiteiro. Os produtos comercializados serão oocistos para produção de embriões. Para isso, a empresa desenvolveu o “Catálogo de Doadoras Gir Leiteiro Epamig”, publicação digital que reúne as principais vacas doadoras de oocisto de alta qualidade genética de Minas Gerais e do Brasil.

A primeira versão disponível do Catálogo possui treze vacas doadoras, mas o material será atualizado nos próximos meses e tende a chegar a até 40 animais. O Catálogo possui imagens e vídeos com informações sobre lactação, genealogia e data de nascimento das vacas.

O responsável técnico pelo rebanho Gir Leiteiro da Epamig em Uberaba, Hebert Filho, explica que oocisto é o nome da célula que se divide e dá origem ao óvulo. De acordo com ele, a ideia de comercializar oocisto (célula) veio por meio de pedidos de pecuaristas da região.

“A ideia surgiu do próprio mercado. Estamos oferecendo aos produtores, a partir das matrizes da Epamig, a possibilidade de adquirir oocisto de qualidade para acasalamentos de acordo com as necessidades de cada um”, afirma Hebert Filho.

A Epamig possui 65 anos de tradição em genética Gir Leiteiro. As pesquisas, desenvolvidas no Triângulo Mineiro, estão voltadas para as áreas reprodutivas, de produção e qualidade de leite, manejo de ordenha, nutrição e sanidade, sempre com foco na diminuição dos custos de produção.

Fonte: Epamig