Dicas e curiosidades para quem vive de atividades do campo, no campo.

Se você é um estudante ou recém formado da Engenharia Agronômica, saiba que nosso trabalho não se limita a produção de alimentos no campo, ele avança sobre todos os espaços onde beneficiamos alimentos, estocamos, armazenamos, transportamos, comercializamos, seja para consumo humano ou animal.

Nossa missão está dentro e fora da porteira, sempre com muita responsabilidade, afinal a segurança alimentar tem bases fortes em nossa atividade, estando sujeita a ações de outros setores que atuam de forma complementar, para que nossa missão de alimentar a todos, de forma saudável, seja exitosa.

A preservação de água e solo está diretamente relacionada às nossas atividades agronômicas e por isso as técnicas sustentáveis de produção agropecuária, conservacionistas, devem nortear todos os nossos trabalhos. Devemos todo esse conhecimento a um elemento que precisa ser aprimorado e adequado à realidade, sempre que possível, e à grade curricular de nossa formação. Ela é o conjunto de matérias que estudamos durante o curso e torna-se parte de nosso cotidiano, como engenheiras e engenheiros agrônomos.

Temas como: Agroecologia, Agrometeorologia e Climatologia, Anatomia e Fisiologia Animal, Anatomia e Morfologia Vegetal, Armazenagem e Secagem de Grãos, Atividades Complementares, Avaliação e Perícias Rurais, Bioquímica, Biotecnologia, Cafeicultura, Cartografia, Geoprocessamento e Georreferenciamento, Citologia, Comercialização Agrícola, Comunicação e Expressão, Comunicação e Extensão Rural, Construções e Projetos Rurais, Cálculos I e II, Defesa Sanitária Vegetal, Desenho Técnico, Economia e Administração Agroindustrial, Economia e Políticas de Desenvolvimento Rural, Energia e Energização em Sistemas Agrícolas, Entomologia Vegetal, Estatística, Estágio Supervisionado, Fertilizantes e Corretivos, Fisiologia Vegetal, Fitopatologia, Forragicultura, Fruticultura, Física I e II, Genética e Biotecnologia, Geologia e Pedologia, Gestão da Qualidade, Gestão de Empresas Rurais e Agronegócio, Hidráulica, Informática, Informática Aplicada, Introdução à Engenharia Agronômica, Irrigação, Drenagem e Hidrologia, Logística do Agronegócio, Manejo e Conservação da Água e Solo, Mecanização Agrícola, Melhoramento Vegetal, Metodologia do Trabalho Científico, Microbiologia Agrícola, Modelos de Gestão Empresarial, Máquinas e Implementos Agrícolas, Nutrição Animal, Nutrição Mineral das Plantas, Olericultura, Optativa I – Libras, Optativa II, Plantas Ornamentais e Medicinais, Química e Fertilidade do Solo, Química Geral e Analítica, Química Orgânica, Responsabilidade Social e Relações Étnico-raciais, Silvicultura e Manejo de Recursos Florestais, Sistemática Vegetal, Topografia, Trabalho de Conclusão de Curso I e II, Zoologia, Zootecnia de Grandes Animais, Ética e Direito Agrário.

Quando a sociedade pensa em qualidade de vida, é natural que sua primeira necessidade seja o alimento, momento que somos lembrados para garantir produção saudável; lembre-se disso sempre. Por isso, faça sempre o seu melhor.

Por: Ana Paula Guimarães de Farias – Diretora Presidente da AEARJ – Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro