O guepardo é o mais veloz de todos os mamíferos existentes na Terra e por esta razão não precisa se esconder no mato. Ele sabe que, sendo necessário, consegue escapar de qualquer perseguidor, atingindo mais de 100 km/h.
Seu nome científico é Acinonyx jubatus, sendo conhecido também como chita.
Biologicamente, ocupa uma posição intermediária entre os Felídeos e os Canídeos. Noutras palavras: está entre os cães e os gatos, ou entre os lobos e as onças.
A cabeça manchada e a cauda longa o aproximam dos Felídeos, e o resto do corpo é semelhante ao dos Canídeos. Como acontece com estes, os membros são longos e os pés equipados com garras semi-retráteis.
Os guepardos – como acontece com os Canídeos – podem ser facilmente amansados e domesticados, embora tenham aspecto de fera.
Características
- Corpo delgado e ágil com membros mais alongados do que os dos felídeos típicos.
- Cabeça pequena com focinho um pouco alongado.
- Orelhas expandidas mas pequenas.
- Olhos com pupila redonda.
- Pêlo curto com parte eriçada, no dorso.
- Cor amarelo-clara salpicada de manchas redondas pretas e também castanhas.
- Comprimento do corpo: cerca de 1,5m, com cauda de até 75cm.
- Altura, medida na espádua: aprox. 1,0m.
Ocorrência
Os guepardos, ou chitas, eram comuns na Índia e na África mas atualmente são raros nessas duas regiões.
Alimentação
Eles comem, principalmente, ruminantes de porte pequeno ou médio que são perseguidos e mortos com facilidade. preferem o coração e os rins.
Abrigo
As chitas, têm preferência pelas cavidades naturais das rochas, e dos morretes, localizados nas proximidades onde vivem os antílopes que são suas presas favoritas abatidas por asfixia, com mordida firma no pescoço.