O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou no início de setembro, dados que registram uma queda considerável no abate de frangos, no volume de carne produzida e também no peso médio dos frangos abatidos em relação ao mesmo período no ano passado.

Por sua vez, o número de cabeças abatidas permaneceu estável, cerca de 0,21% a mais do que no mesmo período do ano anterior, dados que surpreendem negativamente, pois a greve dos caminhoneiros, ocorrida em maio e junho do ano passado, prejudicaram os abates no primeiro semestre de 2018.

Outro dado levantado pela instituição mostra que o volume produzido no primeiro semestre de 2019 foi 1,5% menor do que o produzido no mesmo período em 2018, e ficou na casa dos 6,7 milhões de toneladas.

Esses números representam, especificamente, ao que foi abatido em estabelecimentos sob inspeção federal, estadual ou municipal e não levam em conta a criação abatida sem qualquer tipo de inspeção, mas incluem também os descartes de reprodutoras e poedeiras.