A novidade do IP, órgão ligado à Secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento é fruto de parceria com a BRF Ingredients e permite a substituição total da farinha de peixe na alimentação da truta arco-íris utilizando insumos sustentáveis (econômica e ambientalmente) e subprodutos da indústria animal.
Essa espécie de peixes é uma das mais produzidas e consumidas em São Paulo..
De acordo com a pesquisadora do IP, Neuza Takahashi, “A criação de peixes carnívoros depende de ração à base de farinha de peixe, na qual 5 kg de peixes marinhos capturados são usados para produzir 1 kg de peixe cultivado”.
“Tal impacto sobre a natureza não é mais tolerado”, diz ela acrescentando “que os consumidores exigem uma ração com insumos não extrativista, como essa que desenvolvemos”.
Para o desenvolvimento da nova ração, foram utilizados subprodutos da indústria de processamento de aves, fontes proteicas renováveis de qualidade e rastreáveis.
“O produto, segundo a pesquisadora do IP, “encontra-se disponível no mercado nacional como Proteína Hidrolisada de Frango da BRF Ingredients e também está sendo comercializada no exterior”.