Pelo segundo ano consecutivo, Mato Grosso do Sul foi o primeiro no ranking dos estados que exportam carne de peixe para outros países.
Em 2019, foram 901 toneladas enviadas ao mercado externo, o que representa 85,6% do total exportado no país, segundo dados Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia.
Os números compilados pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul mostram que o volume em toneladas exportadas subiu 32% no ano passado. Além disso, o estado registrou aumento de 26% no faturamento com a venda de peixe ao mercado externo, na comparação de 2019 com 2018.
O faturamento brasileiro com as exportações de carne de peixe somou U$ 5,6 milhões em 2019, sendo Mato Grosso do Sul responsável por 94,3% do total.
Para se ter ideia do desempenho da piscicultura no estado, o segundo no ranking é o Paraná com apenas 2,7% do faturamento anual do país, mesmo tendo aumentado consideravelmente sua participação no mercado de peixes em 2019.
SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR (SECEX) DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA