“Sou uma eterna apaixonada pelo campo e atribuo isso aos meus laços sanguíneos.”

Me chamo Huguette Emilienne Françoise Collin de Noronha Guarani, 58 anos, casada, mãe de 3 filhos e atuo no seguimento de agro negócio, desde 1996. Sou uma eterna apaixonada pelo campo e atribuo isso os meus laços sanguíneos. Meu pai nascido na França, foi também um homem ligado ao campo junto com sua família.

Assim como todo empreendimento, o setor de pecuária de leite não fica pra trás. Ao contrário, faça sol ou chuva, os 365 dias do nosso calendário são totalmente preenchidos pela total dedicação ao negócio. Há quem diga que a atividade leiteira é uma das mais complexas e desafiadoras no agro negócio. Não conheço todas as outras, mas parece ser uma verdade.

Portanto meus desafios são sempre o de encarar o trabalho com a seriedade e atenção que ele requer, não nos esquecendo de buscarmos sempre por atualizações, melhorias, assistência técnica externa, pois estamos sempre injetando novos conhecimentos e novas práticas. Nos últimos 10 anos as mudanças no setor de pecuária de leite foram imensas e todo dia o mercado nos aponta novas opções, as técnicas se aprimoram, o que nos leva a mais produção e saúde de nosso rebanho. Tudo isso aliado às boas práticas também estabelecidas pela indústria que recebe o leite e nossos órgãos ambientais que norteiam e fiscalizam para que possamos fazer uso racional e prudente de tudo que envolve e protege nossa biodiversidade.

Quanto a aconselhar um jovem a ser produtor de leite ou outra atividade de campo, eu particularmente entendo que a escolha de uma profissão se faz muito mais embasada nas aptidões de cada um, somado à sua habilidade e oportunidades. Se é desejo de alguém entrar na cadeia leiteira eu não tiraria dessa pessoa seu sonho. Se me tiram o sonho, me tiram a vida.

Estaria sim, disposta a mostrar todas as dificuldades e desafios que envolvem a atividade, mas a escolha é sempre muito pessoal. Se me encontrei nesse segmento, muitos também poderão fazê-lo. Mas sem dúvida há que se ter persistência, garra, paixão e esperar por muito trabalho.

A pergunta que todos não cansam de fazer… Quais os desafios da atividade sendo eu mulher? Sinceramente não dei destaque a isso. Meus desafios foram aprender a atividade e vive-la diariamente. O resto penso que é como todo negócio. Se ponho foco neste preconceito não estou preparada para ele.

Este momento de pandemia, graças a Deus para nosso setor não refletiu em grandes perdas. Cuidamos de nossa equipe, aplicamos os conceitos de proteção para toda fazenda e seguimos nosso dia a dia, salvo a alta dos preços de insumos que sempre são os fatores que mais penalizam nossa atividade impondo perdas financeiras severas à atividade. Como sempre.

Nascida de um sonho e idealizada no modelo de interação e troca de conhecimentos baseados em pesquisa de ponta e profissionais altamente capacitados, nasceu a True Type; empresa que é referência no agronegócio brasileiro, entre as 10 maiores produtoras de leite do país ,com uma produção anual superior a 12,8 milhões de litros de leite. Atualmente nossa produção diária é de 40.000 litros/dia.

Desde sua criação, a True Type carrega valores de respeito ao meio ambiente e às pessoas contribuindo para o desenvolvimento social e das experiências no campo científico, tornando-se a pioneira na auto sustentabilidade; ou seja, desde o plantio de alimentos até o aproveitamento dos refugos de produção, tudo é otimizado e reaproveitado gerando uma cadeia produtiva única e contribuindo, há quase 20 anos, para o melhoramento genético da raça holandesa e o progresso da pecuária leiteira nacional.

Está localizada no município de Inhaúma, Minas Gerais, próximo às principais vias de acesso aos centros urbanos, a 90km de Belo Horizonte. A True Type Conta com uma área de 1.170ha destinados as atividades leiteira e produção de Feno para comercialização.

Sua equipe é composta por médicos veterinários, engenheiros agrônomos e administradores, e profissionais técnicos ou formados internamente na empresa. Nosso foco é o desenvolvimento diário, buscando a excelência nos processos e entrega do melhor produto final, para cada um de nossos clientes.

A True Type iniciou seu Cross Ventilation (moderna técnica de resfriamento), implantada para garantir maior conforto animal, visto que estamos em uma região quente, possibilitando assim, maior Saúde e produtividade do rebanho.

A True Type aposta no tripé – Genética X Sanidade X Nutrição que além de garantir maior produção e qualidade do leite também garante o bem-estar animal. Seu plantel conta com a maioria de animais Holandeses, escolha esta , feita em função da produtividade da raça.

Hoje a True Type conta com mais um produto que iniciou no mercado em final de 2019 que é o feno de Tifton e Vaqueiro. Estes produtos eram exclusivos para alimentação de nosso rebanho, mas o mercado identificou a qualidade de nosso produto e daí a demanda se instalou. Atendemos o seguimento de equinos, bovinos e outros.

Fotografia: Valor Econômico