Desenvolvida pela MSD Saúde Animal, empresa que atua no mercado da cadeia industrial de criação de tilápias, a máquina – denominada AutoFish™- DC 5000 – possibilita a padronização no processo de vacinação injetável de tilápias, aumentando em 316,6% a capacidade produtiva da atividade quando comparada com a vacinação manual.
Atualmente, a vacinação manual apresenta produtividade média de, aproximadamente, 1.200 peixes por hora, por pessoa. A AutoFish™- DC 5000, por sua vez, tem capacidade de operar até 5.000 peixes por hora, por pessoa, além de possibilitar mais segurança e padronização ao processo de vacinação e à contagem dos animais.
“O fato de ser uma tecnologia totalmente brasileira aumenta a capacidade de acesso perante outras tecnologias importadas, devido ao custo mais acessível; no entanto, com o mesmo potencial produtivo”, diz Rodrigo Zanolo, gerente de mercado de aquicultura da empresa. E acrescenta:
“As novas soluções, resultados da união entre ciência e tecnologia, permitem à indústria atingir novos patamares de produtividade em vacinações e, assim, atender à demanda de tecnologias capazes de prover mais saúde e bem-estar animal, bem como facilitar as operações de grande volume”.