Famosa no mercado pecuário internacional como um centro de seleção de raças de gado zebu (originário da Índia) e palco de exposições importantes, como a Expozebu (a maior feira de bovinos zebuínos do mundo), Uberaba, no Triângulo Mineiro, tornou-se o maior polo de produção de sêmen bovino do país.
A região, que já contava com a presença da Alta Genetcs e da ABS, também foi escolhida pela Genex Brasil como sede de sua central própria de coleta de sêmen, inaugurada em julho de 2022.
Juntas, as três empresas respondem por cerca de 65% do total de doses de sêmen comercializadas no Brasil.
“Optamos por Uberaba porque é o berço do zebu, reúne importantes associações de raças bovinas, grandes criatórios e conta com um forte calendário de exposições”, explica o diretor executivo da Genex Brasil, Sérgio Saud.
O aumento da participação da empresa nas vendas de sêmen de zebu também influiu na decisão da multinacional americana. Quando chegou ao Brasil em 2005, o foco de atuação da empresa eram as raças taurinas (de origem europeia), principalmente a Angus.
“Na última década, diz Saud, “houve uma mudança de posicionamento para atender à forte demanda pela genética, especialmente da raça Nelore. Hoje, o segmento zebu corresponde a 30% das vendas da empresa”.