A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, iniciou, em 2021, mais uma distribuição de mudas de palma forrageira. Foram distribuídas três: variedades Orelha de Elefante Mexicana, Miúda e Sertânia. A ação é destinada a produtores rurais do Semiárido mineiro, região que envolve municípios do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha, e alguns produtores do Leste do estado.
A entrega das mudas de palma ocorreu no Campo Experimental de Gorutuba da Epamig, no município de Nova Porteirinha. A iniciativa integra os trabalhos da Rede Palma, programa criado em 2017 com o objetivo de distribuir e multiplicar mudas de palma forrageira em municípios mineiros afetados por longos períodos de estiagem, o que compromete a alimentação de rebanhos bovinos, ovinos e caprinos.
Segundo a pesquisadora Polyanna de Oliveira, as variedades de palma distribuídas são resistentes à cochonilha do carmim, praga que ataca plantios e pode dizimar palmais.
Como alimento incorporado à dieta animal, a palma forrageira possui características energéticas e pode ser utilizada em substituição total ou parcial de alimentos tradicionais, como o milho. Além disso, a palma se destaca por altos índices de produtividade por hectare e teores de nutrientes favoráveis ao desempenho dos rebanhos mesmo durante a seca.