Foto: Mark Ferrez, 1895

Seu nome técnico é Colônia de Pesca Z-13 e a praia é a de Copacabana, conhecida no mundo todo

Ela é centenária e já teve quase mil pescadores artesanais, com suas canoas, em sua maioria de madeira, quantidade que só tende a diminuir como consequência tanto da pesca costeira, em traineiras, como da pesca industrial em barcos com capacidade para permanecer dias e até semanas em alto mar, equipados com instrumentos eletrônicos capacitados a localizar cardumes, além de GPS e outras dessas maravilhas do mundo moderno.

Foto: Richard G, anos 70

Localizada num dos extremos da Praia de Copacabana, ao lado do tradicional Clube dos Marimbás, de um posto do Corpo de Bombeiros e do Forte de Copacabana, a região conta com a facilidade do mar, na maioria dos dias do ano, ser manso, o que facilita a entrada e saída do mar, das canoas que ficam estacionadas na areia.

A Z-13 conta com a vantagem de um posto de venda dos peixes e frutos do mar, que serve não apenas à grande população do bairro como também aos hotéis e restaurantes, existentes, em grande quantidade, na região.

Foto: Richard G, anos 70

COISA ANTIGA

Embora a Colônia de Pescadores Z-13 tenha sido fundada em 1923, a presença de pescadores no Posto Seis da Praia de Copacabana, é muito mais antiga, data do Século XVII. Uma foto de Marc Ferrez, de 1895, já mostrava a existência de várias canoas no local.