É o maior dos antropóides, um animal gigantesco e impressionante, que pode chegar a medir dois metros de altura e pesar 300 quilos.
Onde eles vivem
Os gorilas vivem nas florestas da África Ocidental e Central e se alimentam quase que exclusivamente de vegetais.
A história
Segundo o livro “Os animais”, produzido pela extinta Bloch Editores, e reproduzido aqui, parcialmente e com algumas pequenas alterações do Autor, a descoberta dos gorilas remonta a uma antiguidade considerável e sua história merece ser contada.
Há mais de dois mil anos uma frota cartaginesa fez-se ao mar, no local onde hoje se encontra a cidade de Túnis. Ela era comandada pelo Almirante Hannon e deveria atravessar as Colunas de Hércules na região de Gibraltar e descer ao longo da costa africana ocidental para estabelecer algumas colônias.
A frota era composta por 60 grandes embarcações, transportando três mil pessoas, alimentos e equipamentos.
A narrativa sobre esse assunto (Périplo) é uma obra clássica.
Quando os alimentos começaram a faltar, o Almirante Hannon retornou pouco depois de ultrapassada a Serra Leoa. “Três dias depois de ter passdo por esse lugar” – ele conta – “chegamos a uma baía, na extremidade da qual havia uma ilha e no meio dela encontramos um lago com uma ilhota habitada por um grupo selvagem com corpos cobertos de pêlos ao qual o intérprete dava o nome de Gorilas. Depois de muito esforço” – prossegue o Almirante –“conseguimos capturar três fêmeas peludas, de macacos, que,entretanto, não pudemos levar para bordo porque eram ferozes e nos arranhavam e mordiam. Fomos, então obrigados a matá-las para tirar as peles e levá-las para Cartago”. Atualmente, acredita-se que esses animais eram chimpanzés e o interesse nesse relato é que então foi mencionado, pela primeira vez o nome gorila,
Caracteríticas dos gorilas
Entre os traços mais característicos estão o comprimento e a potência dos membros anteriores, a imponente massa do tronco, o tamanho desproporcional das mãos e dos pés, cujos dedos médios são unidos por uma membrana.
A arcada superior é proeminente e parece ser ainda mais por causa da espessura da pele e dos supercílios grossos que escondem os olhos, pequenos e castanhos.