O gato geralmente mia pouco e baixo, o que é muito conveniente para evitar problemas com os vizinhos. Mas existem exceções ou situações diferentes. Os gatos de pelo curto, de origem oriental, como o Siamês, por exemplo, têm miado estridente e que se torna mais forte quando a fêma está no cio. O problema termina com a castração.
Os gatos são animais ótimos para apartamento, e muito adequados quando o espaço é pequeno e os vizinhos próximos. Além de não fazerem barulho nem terem cheiro (perceptível pelo ser humano), eles passam dois terços da vida dormindo. Sua atividade maior é durante a noite, que é quando eles gostam de correr, brincar e caçar, e, eventualmente, derrubar objetos, além de subir na televisão e deixar o rabo pendurado em cima da tela na hora da novela…
Eles também miam para chamar atenção e pedir carinho, e aí poderá começar um ciclo vicioso, mais miado, mais carinho, mais miado, mais carinho… Para quebrar este ciclo você precisará ter coragem para dar menos atenção, o que é fácil falar, mais ainda escrever e difícil de levar ao pé da letra. Quem resiste a um gato fofo miando para pedir carinho?
Estudiosos do assunto afirmam que identificaram mais de 100 miados com significados diferentes: miado longo significa dor; curto, fome; curto e alto, medo do inimigo, e assim por diante.
Em resumo, os gatos miam como forma de expressar o que estão sentindo ou desejando.