Nos anos recentes, os burros foram substituídos pelas motocicletas no nordeste do Brasil. A conseqüência foi o abandono de muitos desses animais que perambulam famintos pelas estradas.

Uma substância encontrada nos burros é usada na medicina tradicional chinesa, mas as autoridades brasileiras afirmam que  as exportações desses animais para a China poderão ser interrompidas como conseqüência do abate excessivo.

Por outro lado, os dados sobre essa exportação não são confiáveis. Mas, há quem estime que 300.000 animais sejam enviados para a China, anualmente. Essa quantidade, entretanto, parece incompatível com a população estimada de burros.

Solução

O que precisa ser feito para que se consiga uma exploração comercial sustentável de burros é a implantação de uma cadeia  profissional de produção que deverá, necessariamente, incluir uma inspeção sanitária oficial.

Uso

Desde 2016 a exportação desordenada de burros para a China vem crescendo. Lá o couro desses animais é usado para a produção de uma gelatina chamada enjiao.

Por estranho que possa parecer a sopa de burro também é muito popular na maior parte da China.

Bom negócio

O empresário que se dispuser a montar uma produção racional, sustentável de burros, terá chance de fazer bons negócios exportando para a China.