Iniciativa da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), com apoio de empresas do setor produtivo, a campanha Coma Mais Peixe já impactou mais de 10 milhões de pessoas desde meados do ano passado, quando teve início.

Criada para impulsionar o consumo de peixes de cultivo no Brasil, a campanha tem como diferenciais a produção de pratos exclusivos elaborados por chefs renomados, panfletagem em pontos de alta concentração de pessoas, livreto de receitas, ações de degustação, participação em eventos e intensa presença em mídias sociais. “O foco da Coma Mais Peixe é a valorização das qualidades nutricionais dos peixes de cultivo, como tilápia e tambaqui”, informa o presidente executivo da Peixe BR, Francisco Medeiros. O Brasil é o 4º maior produtor mundial de tilápia e o maior produtor de tambaqui, porém o consumo de peixes de cultivo ainda é pequeno: 3,5 kg/habitante/ano.

De acordo com o executivo, o potencial para o aumento da demanda é imenso, mas isso passa pela divulgação de informações de qualidade para a população. “A crescente repercussão da Coma Mais Peixe comprova o interesse dos consumidores em aprender mais sobre os peixes de cultivo e também compartilhar suas aventuras na cozinha nas mídias sociais da campanha”, analisa.

Ainda segundo Medeiros, a falta de conhecimento sobre os peixes de cultivo ainda é um obstáculo e é papel da entidade disponibilizar informações claras, mostrando que incluir o peixe na alimentação do dia a dia é simples. “Novas ações de campo, degustação e presença em eventos estão programadas para 2020, objetivando atrair novos consumidores e difundir as vantagens do peixe de cultivo, que é saudável, seguro e acessível à população”, explica.