A produção de leite em Mato Grosso cai 13% em sete anos. Trata-se de queda expressiva na comparação com os números do início desta década. Enquanto o volume total produzido no Brasil saltou 9% entre 2010 e 2017, no estado houve uma significativa redução de 13% no mesmo período.

Segundo a última Pesquisa Pecuária Municipal realizada pelo IBGE, a produção de leite no estado fechou o ano de 2017 com 615,8 milhões de litros. Sete anos antes, girava em torno de 708,4 milhões de litros, uma diferença de 92 milhões de litros.

O perfil da pecuária leiteira em Mato Grosso ajuda a explicar os motivos desta queda. Em 51% das propriedades leiteiras do estado, a produção diária não passa dos 50 litros. Em outros 22%, a produção ficou entre 50 e 100 litros/dia, confirmando a grande predominância da agricultura familiar na atividade.

Essa atividade, no estado, se caracteriza pela baixa tecnificação e falta de assistência técnica (enfrentada pela maioria dos pequenos produtores), limitando a expansão da pecuária leiteira estadual.

 

Fonte: Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia