O Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), órgão da Secretaria de  Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, fará a 1ª Prova de Eficiência e Performance Boi com Bula®, para avaliar reprodutores em características de importância econômica, simulando o sistema de produção de um boi de corte criado e recriado a pasto e confinado para terminação.

O trabalho será uma parceria do BrasilcomZ em conjunto com o Instituto de Zootecnia. A proposta é reforçar a importância de testes fenotípicos, buscando referências objetivas para a seleção de reprodutores por meio de tecnologias tradicionais e contemporâneas, além de propiciar um ambiente saudável de debate sobre os rumos da seleção na raça Nelore.

Ao final da Prova, os animais deverão ser registrados, em definitivo, pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e aprovados por exame andrológico, sendo desclassificados aqueles que não cumprirem com os requisitos.Ainda, será utilizado o Índice Boi com Bula®, que será parâmetro de classificação para o Leilão Boi com Bula 2020, a ser realizado durante a Expogenética 2020, em Uberaba/MG.