Orientar para crescer e auxiliar no acesso aos mercados via cooperação entre produtores e pequenas indústrias são alguns dos objetivos do “Projeto Caprinocultura”, iniciativa do Sebrae/SC que, por intermédio do Sebratec, disponibiliza serviços tecnológicos com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do setor na cidade de Irani, no interior catarinense.

Com a iniciativa, o reconhecimento econômico da atividade é concretizado pelo enfoque na produção em larga escala dos empresários rurais e não apenas a criação para subsistência, medida que, segundo Enio Albérto Parmeggiani gerente regional Oeste do Sebrae/SC e um dos idealizadores do projeto,  atrai investidores para o setor. ”É importante ressaltar que a caprinocultura de corte brasileira tem apresentado progressivo desenvolvimento e a ampliação do consumo está associada nas melhorias nas condições de abate, da procedência certificada e na comercialização de cortes adequados para a venda”, diz.

Através da iniciativa da entidade, 10 produtores de Irani e de municípios próximos formalizaram uma associação, que realizou a primeira venda coletiva de 42 animais, no fim do mês de novembro de 2019. No município há um plantel de aproximadamente 1.000 fêmeas e o setor está em franca expansão, com a adesão de novos produtores ao projeto.

Segundo a secretária de agricultura e meio ambiente de Irani, Sidiane Salete Dalla Costa, a meta é transformar a região em uma referência estadual na produção de caprinos. “O apoio do Sebrae/SC foi fundamental para a organização dos produtores e na busca de parceiros para a comercialização, além de proporcionar a oportunidade de acessar mercados, de tecnificar esse segmento e torná-lo fonte de renda em uma atividade considerada secundária”, afirma.