O queijo frescal produzido pela Fazenda Vale das Palmeiras, de propriedade do ator Marcos Palmeira, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, recebeu o prêmio ouro ao ser reconhecido como um dos melhores produtos do segmento no Brasil pelo ‘Guia de Queijo’.
Referência em produção orgânica no município, a área da fazenda, localizada em Sebastiana, no 3º Distrito supera 200 hectares. O leite 100% orgânico é utilizado na produção de queijos dos tipos minas frescal e queijo cottage, além de ricota, coalhada e iogurte.
“Parabéns ao ator e amigo Marcos Palmeira pelo prêmio ouro concedido pelo Guia do Queijo. O reconhecimento é merecido e divulga o nome de Terê, que também tem outros queijos reconhecidos no País, como os das queijarias Genève e Le Canton”, elogia o Prefeito Vinicius Claussen.
Concorrendo com mais de 120 queijos de 60 produtores de 18 Estados brasileiros, o produto da Fazenda Vale das Palmeiras se destacou nos quesitos sabor, textura e processo de fabricação. Na propriedade, os derivados do leite são produzidos de forma econômica e ambientalmente sustentável, isentos de resíduos químicos e biológicos e sem o uso de insumos sintéticos.
Para Maurício Carvalho Santiago, médico veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura, o que atua no serviço de inspeção municipal, o diferencial da propriedade é a produção. “Já trabalhei na Fazenda Vale das Palmeiras, como responsável técnico, e o queijo produzido lá sempre foi muito diferenciado, com alta qualidade, sem aditivos e com preço justo, afinado com os princípios de sustentabilidade seguidos por Marcos Palmeira”, atesta.