A transferência de tecnologia às cadeias produtivas da carne, leite, aves e ovos com inovação e sustentabilidade foi o mote da live “Como o IZ chega à sua mesa”, do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizada em julho.

Fundado em 1905, o IZ comemorou 115 anos de atuação ininterrupta e é referência nacional e internacional em pesquisas científicas nas áreas de produção animal e pastagens. O objetivo da live foi abordar a presença do IZ no cotidiano da população por meio das três cadeias de produção trabalhadas no Instituto: carne, leite, aves e ovos.

O secretário da Agricultura Gustavo Junqueira, um dos participantes da live, destacou a trajetória de sucesso da instituição, sua contribuição para o desenvolvimento das atividades do setor, responsável pela integração dos elos de todas as cadeias produtivas.

Junqueira aproveitou a ocasião para destacar o Dia do Pecuarista, celebrado em 15 de julho, e enfatizou o papel fundamental do Grupo Pecuária Brasil (GPB) na disponibilização das informações digitalizadas de forma uniforme e exclusiva ao produtor, focadas em custos, manejo, e gestão, que garantem expressivo ganho de produtividade.

Já o diretor do IZ, Luiz Ayroza, mencionou a trajetória histórica da instituição sobre as diversas tecnologias e atividades geradas, que estão no dia a dia da população, seja no campo ou na cidade, por meio de acesso a novas formas de produção e alimentos saudáveis. “O reflexo desses trabalhos também está no mercado internacional, já que os resultados ultrapassam as fronteiras com a exportação de produtos e tecnologias agropecuárias”, disse.

Segundo ele, a tecnologia está cada dia mais complexa e ao mesmo tempo necessária, exigindo dos pesquisadores uma visão de trabalho multidisciplinar e sistêmico. “A palavra-chave é a integração, com a aproximação das coordenadorias da Secretaria para se ter maior conhecimento sobre as demandas do setor produtivo e as exigências do consumidor”, arrematou Ayroza.