A empresa norte americana Genex, uma das líderes no mercado de inseminação artificial de bovinos inaugurou no Brasil um centro de biotecnologia e difusão de genética próprio. O empreendimento faz parte da estratégia da empresa de expandir suas operações no país, onde pretende crescer 20% ao ano para dobrar de tamanho até 2025.
A unidade terá capacidade para coletar e alojar material de 150 touros. “Com isso, o novo centro pode atingir a produção de até cinco milhões doses de sêmen até o final de 2025”, diz a empresa.
A estrutura ficará em Uberaba (MG), um local estratégico para a pecuária, o que facilitará a visita de pecuaristas, técnicos, representantes e outros profissionais do agronegócio.
Ela contará com piquetes individuais projetados de acordo com normas de biossegurança e conforto animal, que devem assegurar a produção de genética para o mercado doméstico e também para exportação.
“No Brasil, há a tradição das feiras agropecuárias, que reúnem um grande grupo de produtores o ano todo”, afirma o diretor-executivo da Genex no Brasil, Sérgio Saud. E acrescenta:
Além disso, a cultura do criador é conhecer pessoalmente os produtores; então, nossa central será também uma vitrine para que o pecuarista escolha, com a ajuda de nossos consultores e técnicos, os touros mais indicados para promover o melhoramento genético do seu rebanho”.