Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Campo Grande (Mato Grosso do Sul) acabam de registrar, oficialmente, a infestação de Duplachionaspis divergens (Hemiptera: Diaspididae) em pastos brasileiros.
Trata-se de uma cochonilha (inseto-praga) detectada em pastagens daquele estado com touceiras amareladas e secas, com danos visivelmente significativos. As perdas econômicas ainda não foram estimadas. O registro está publicado em periódico científico da área e a identificação ocorreu de acordo com as características da fêmea adulta. Nos países onde ocorre, a praga chega a atingir 18 gêneros de gramíneas (capins).
Segundo a pesquisadora da Embrapa Fabricia Zimermann Torres, “precisamos alertar o produtor rural quanto a essa praga, chamar sua atenção. Ainda não temos muitos estudos e nem recomendação de controle. Na Embrapa, as pesquisas são iniciais. Anteriormente, a espécie havia sido relatada no Brasil somente na cultura da cana-de-açúcar, em casa de vegetação. Agora, o cenário mudou”.