A produção de leite sob inspeção no Brasil fechará 2018 com crescimento próximo de 0%, segundo projeta o setor de Desenvolvimento Socioeconômico do núcleo gado de leite da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O setor fechou o primeiro semestre deste ano registrando uma queda de produção da ordem de 0,3%, comparado ao mesmo período de 2017. Entre os fatores que contribuíram para o resultado ruim estão a greve dos caminhoneiros e o aumento dos custos de produção.

“Em maio, quando ocorreu a greve, registrou-se o pior índice que se tem notícia para um único mês, com a produção ficando 9,3% mais baixa que o ano anterior”, diz o pesquisador da Embrapa Glauco Carvalho. Esse número revela que deixaram de ser captados 176,7 milhões de litros de leite.

A estagnação acontece depois de um ano (2017) em que a produção cresceu 5%, deixando para traz um longo período de crise.

SETOR DE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DO NÚCLEO GADO DE LEITE DA EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA (EMBRAPA)