O Simulador do Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB), ferramenta gratuita que mede a diferença entre produção e potencial de faturamento das propriedades leiteiras, permite que o produtor saiba seu potencial de melhoria de produtividade e faturamento. O resultado da análise é feito com base em cinco informações: perfil do rebanho, total de vacas em lactação, produção média diária por vaca, valor recebido por litro e estado de localização da fazenda.

Segundo a diretora operacional da Ideagri, Heloise Duarte, a ferramenta está disponível online (ideagri.com.br) e oferece um benchmarking instantâneo. “O simulador facilita a vida dos produtores, pois mostra o quanto ele pode crescer, o que é um estímulo para buscar melhor desempenho e lucratividade”, destaca a executiva. Ela acrescenta que a ferramenta já está sendo utilizada por cerca de cinco mil propriedades do Brasil.

O simulador calcula a diferença da produção diária, mensal e anual do produtor em dois níveis. O primeiro, com as médias dos rebanhos ranqueados no Índice Ideagri do Leite Brasileiro, localizados na mesma região do País e com o mesmo perfil racial. O IILB reúne estatísticas atualizadas de mais de mil fazendas de leite profissionais do Brasil. A segunda comparação é com as propriedades que estão entre as 10% mais eficientes, também na mesma região e perfil. “O produtor ainda poderá verificar a diferença de faturamento total, ou potencial de ganho, nessas comparações”, diz.

Segundo a diretora do Ideagri, a ferramenta faz seus cálculos sobre o banco de dados do IILB, publicação trimestral da Ideagri que, desde março de 2019, é referência de produtividade do setor do leite no País. “É importante que o resultado leve em conta o perfil do rebanho em termos genéticos e a localização da fazenda no país, fatores que influenciam diretamente nos resultados”, finaliza.