Estudo realizado por Pesquisadores da Embrapa Cerrados (DF) reforça a importância de oferecer aos animais condições confortáveis para o bom desempenho reprodutivo, além de contribuir para desenvolvimento sustentável da pecuária.

Durante o projeto “Conforto térmico, produtividade de leite e desempenho reprodutivo de vacas de raças zebuínas em sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) no Cerrado”, que teve duração de 33 meses, vacas Gir Leiteiro que tiveram acesso a áreas com sombra de eucalipto produziram quatro vezes mais embriões durante o período mais quente do ano, além de 22% a mais de leite.

Segundo a pesquisadora da Embrapa e líder do projeto, Isabel Ferreira, os resultados também estimulam o uso dos sistemas integrados com floresta, pois mantêm árvores nas pastagens. “Recomenda-se uso da ILPF com vacas zebuínas leiteiras, pois além de aumentar a produtividade de leite e a quantidade de embriões produzidos, também melhora a qualidade do produto e do pasto, o valor nutritivo da forragem e os parâmetros fisiológicos e comportamentais das vacas”, explica a especialista.

Ainda de acordo com os estudos conduzidos pela Embrapa Cerrados, a presença das árvores melhora a rentabilidade do produtor de leite, tanto por causa do aumento da quantidade do produto, quanto pela possibilidade de melhor remuneração dos sólidos totais pelos laticínios e pela venda da madeira para diferentes usos.