Os resultados serão apresentados neste sábado, dia 11 de junho
O aumento da renda em até 50% e da produção de alimentos em até 45%, são alguns dos resultados obtidos pelas 480 famílias rurais assistidas pelo projeto Senar SuperAção Brumadinho, que levou alívio e resgate da cidadania por meio do acompanhamento gratuito aos impactados pelo rompimento da barragem na região.
O projeto SuperAção Brumadinho envolveu o Sistema CNA/Senar, a Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Senar-MG e Ministério da Cidadania. Os resultados serão apresentados no sábado (11) no estacionamento Central, no centro de Brumadinho.
Em um período de dois anos essas famílias receberam ações de formação profissional rural e promoção social e mais de 7 mil visitas de técnicos de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nas áreas de olericultura (produção de hortaliças), fruticultura, piscicultura, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, caprinocultura de leite e avicultura.
De acordo com o perfil socioeconômico, cerca de 37,29% das 480 propriedades rurais são conduzidas por mulheres e as outras 62,70% são representadas por homens. Em relação à idade, 53,33% dos beneficiados têm entre 31 e 59 anos; 25,62% acima de 60 anos e 17,29% possuem de 18 a 30 anos.
Se considerado o tamanho da área, 81% são imóveis rurais com área entre 5 e 10 hectares.
O esforço da população e a vontade de superar a maior tragédia vivida na região refletem nos resultados do projeto. Com o apoio do Senar, esses produtores conseguiram organizar a propriedade; aumentar a produção de alimentos e garantir o meio de subsistência, mesmo em meio à pandemia.
Principais resultados:
Olericultura – A vocação agrícola do município está voltada à produção de hortaliças, que representa 51% das propriedades atendidas pelo projeto. Foi registrado aumento de 33% na produção em quilos de hortaliças. Já a margem líquida (resultado da venda da produção obtida) saltou de R$0,05 para R$0,23 por unidade. O aumento foi de 350%.
Fruticultura – Os produtores de frutas representam 22% dos atendidos no projeto. Eles registraram aumento de 11% na produção de frutas. Já na margem bruta, que é a venda da produção obtida menos o custo operacional efetivo (COE), o aumento foi de 24%.
Piscicultura – Os piscicultores representam 5% dos produtores atendidos e registraram aumento de 5% na produção anual de peixes e crescimento de 12% na renda bruta da atividade.
Bovinocultura de Leite – São 8% do total de produtores. Com o apoio do Senar, a produção de leite teve um aumento de 8% e a margem bruta da atividade obteve crescimento de 40%.
Bovinocultura de corte – Nessa área houve aumento de 50% na renda bruta dos produtores e aumento de 40% do peso médio de venda dos animais.
Caprinocultura de leite – Com o apoio do Senar, os produtores conseguiram aumento de 45% na produção de litros por dia e de 19% na renda bruta.
Avicultura – Os avicultores alcançaram aumento de produção de ovos caipira.