Introdução.

A Parvovirose canina é uma doença altamente contagiosa e potencialmente fatal que afeta os cães, causando sintomas como vômitos, diarreia e desidratação. Enquanto o tratamento tradicional é eficaz, novas abordagens terapêuticas têm sido exploradas para oferecer mais opções aos veterinários e proprietários de animais.

1- Acupuntura

A acupuntura é uma prática milenar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que envolve a inserção de agulhas em pontos específicos do corpo chamados de acupontos que promovem o equilíbrio energético. Estudos veem demonstrado que a acupuntura pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, além de reduzir a gravidade dos sintomas da doença promovendo bem estar ao animal e no caso da parvovirose diminuindo assim, o risco de óbito do animal.

Acupuntura. Foto: Pixbay

2- Anticorpo IGY

As imunoglobulinas são moléculas com alta especificidade que se ligam e inativam substâncias nocivas, como antígenos, que invadem o corpo. Os anticorpos IGY são preparados em galinhas e isolados das gemas de ovos e estão sendo usados como alternativa de anticorpos preparados em mamíferos. Estudos tem mostrado que seu uso melhora as condições clínicas do paciente em poucos dias e aumenta a taxa de sobrevivência dos animais infectados.

3- Ozonioterapia

A ozonioterapia é um tratamento alternativo, que tem se mostrado uma terapia eficiente em diversas doenças e é amplamente utilizado na medicina humana em países europeus e asiáticos. De forma bastante simplificada, uma mistura de ozônio e oxigênio puro, chamado de ozônio medicinal, é aplicada em alguma parte do corpo para tratar uma doença específica, problemas dentários ou feridas. Ocorre o estresse oxidativo controlado e moderado que é produzido pelas reações do ozônio com diversos componentes biológicos, onde as células respondem prontamente para manter a homeostase.

4- TMF

O transplante de microbiota fecal (TMF) é realizar a transferência de uma preparação obtida a partir de fezes de um cão saudável para o intestino de um cão doente, de forma a modelar a microbiota intestinal do segundo. Em estudos realizados, houve comprovação da relação positiva na utilização de TMF oral para diarreias pós-desmame e TMF por via retal em filhotes com gastroenterite causada por parvovírus (Pereira, et al. 2022). No entanto, apesar de suas promessas, o TMF enfrenta desafios, como a falta de definição clara de sua utilização na prática clínica, incerteza na seleção do doador ideal e falta de padronização nos protocolos de preparação e administração do transplante. Apesar disso, o TMF é considerado acessível e econômico, com potencial tanto como tratamento principal quanto como adjuvante à parvovirose canina, embora mais pesquisas sejam necessárias para entender completamente seu alcance e eficácia.

Acupuntura. Foto: IA

5- Auto-hemoterapia

Na auto-hemoterapia, o sangue do próprio animal é retirado, processado e reinjetado no corpo. Esta terapia tem sido associada a uma melhoria na resposta imunológica e na capacidade de combate a infecções, pois nesse ato ocorre a estimulação da produção de fagócitos. Os resultados são a redução do tempo de apatia, de internação e do quadro diarreico.

Conclusão

Enquanto o tratamento convencional continua sendo a base do cuidado para cães com Parvovirose, estas e outras terapias alternativas oferecem novas esperanças e possibilidades aos tutores.

Vale ressaltar que é importante consultar um veterinário qualificado antes de explorar qualquer nova forma de tratamento.

Referências

BORGES, Olivia Maria Moreira. USO DA AUTOHEMOTERAPIA COMO

ADJUVANTE NO TRATAMENTO DE CÃES ACOMETIDOS POR PARVOVIROSE. 2012. 49pg. Monografia (Medicina Veterinária) – UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, Patos, 2012.

PEREIRA, Giorgio Queiroz et al. Uso de transplante de microbiota fecal em cães com diarreia crônica após parvovirose: Relato de dois casos. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, v. 16, n. 3, p. 1-9, 2022.

PACHECO, Mariana Ribeiro. Transplante de microbiota fecal como tratamento adjuvante na enterite por parvovírus canino. 2023.

Niina, A., Kibe, R., Suzuki, R., Yuchi, Y., Teshima, T., Matsumoto, H., Kataoka, Y., e Koyama, H. (2019). Improvement in clinical symptoms and fecal microbiome after fecal microbiota transplantation in a dog with inflammatory bowel disease. Veterinary Medicine: Research and Reports, 10, 197–201.

Rocha, David Gitirana. ANTICORPOS IgY DE GEMAS DE OVOS DE GALINHAS: EVOLUÇÃO DURANTE O PROCESSO DE IMUNIZAÇÃO NA PRODUÇÃO DE

ANTICORPOS ANTIOFÍDICOS. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO ABRIL – 2016

SANTOS, T. G. DOS et al. Ozone therapy: protocol for treating canine parvovirus infection. Brazilian Journal of Veterinary Medicine, v. 45, p. 1–9, 2023.

MORAES, MARIANE DA CUNHA DE et al. USO DE ANTICORPO IGY ESPECÍFICO DA GEMA DO OVO NO TRATAMENTO DA PARVOVIROSE CANINA: REVISÃO DE LITERATURA. 24º Encontro Acadêmico de Produção

Científica do Curso de Medicina Veterinária, ISSN 1982-0151 2023

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ˝JÚLIO DE MESQUITA FILHO˝ FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA DE BOTUCATU CAMPUS DE BOTUCATU USO DA OZONIOTERAPIA COMO TERAPIA COMPLEMENTAR EM CÃES DIAGNOSTICADOS COM PARVOVIROSE

RAFAEL FRANCHI TRALDI Botucatu -SP. [s.l: s.n.]. Disponível em:

<https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/ad42437e-78a9-441b-9e9b449cdfd12951/content>. Acesso em: 1 maio. 2024.

JR, L.; A., C. M. Relato de caso: acupuntura associada ao tratamento convencional em cães com diagnóstico de parvovirose. Disponível em: <https://revistamvezcrmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/download/16828/17704>. Acesso em: 20 abril. 2024.

Vista dos Princípios gerais e aplicações da acupuntura em pequenos animais: revisão de literatura. Disponível em: <https://www.revistamvezcrmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/3131/2333>. Acesso em: 20 abril. 2024.

Autores– Elisama Cosme Higino, Júlia Vianna Donetto, Leonardo da Silva, Maria Eduarda Vianna Paquelet de Barros, Thamires da Silva Lima – Discentes do Curso de Medicina Veterinária da UFRRJ
Supervisionado por Prof. Clayton B. Gitti – Docente do Curso de Medicina Veterinária da UFRRJ.