A vaca Harm Matty Kingboy, do produtor Lucas Rabbers, foi a grande campeã do Torneio Leiteiro do Agroleite 2023. O animal apresentou grandes resultados ao longo das 11 etapas e chegou ao final do evento com média de 107,46 kg/dia – batendo o recorde histórico da Agroleite.
O desempenho superou a vice-campeã da categoria Vaca Adulta em quase 16 kg/dia de média. O segundo lugar ficou com o animal Arkafla W. de Shamrock 1749, dos produtores Armando Carvalho Filho e Flavio Carvalho – atingindo 91,59 kg/dia.
Na categoria Vaca Jovem, a grande campeã foi Datijuca M Leche Gertie 4022, do proprietário Fernando Sleutjes, com média de 70,42 kg/dia. Na competição por aproximação, a vaca Fer Grietje Yis 759 ficou com o título ao conquistar a média de 59,55 kg/leite, onde a baliza estava fixada em 60 kg – diferença de 0,45.
No Torneio Leiteiro do Agroleite os animais passam por 11 ordenhas ao longo de três dias. São descartadas a maior e menor ordenha para obter a soma total, que é dividida pelo número de dias de ordenha. No caso da categoria de aproximação, a 11ª ordenha obrigatoriamente não pode ser excluída.
Após o anúncio dos vencedores, a Arena Agroleite recebeu o tradicional banho de leite – momento em que os criadores que venceram nas categorias são banhados com parte do leite ordenhado.