Os médicos veterinários da iniciativa privada que pretendem atuar no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), podem se habilitar pela internet.
O serviço online está disponível no Portal Gov.Br., desde o dia 19 de maio. Além da habilitação, será possível solicitar a atualização cadastral e a desabilitação. Porém, é obrigatório que o profissional esteja inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) dos estados que pretende atuar.
Segundo o chefe da Divisão de Sanidade dos Ruminantes, Ellen Laurindo, a participação e o engajamento dos médicos veterinários privados nas ações do PNCEBT é fundamental para o avanço do programa no País. “O médico veterinário habilitado atuará na realização de testes diagnósticos de brucelose e tuberculose, no encaminhamento de amostras para laboratórios credenciados e participação no processo de certificação de estabelecimentos de criação livres para essas doenças nas Unidades Federativas em que têm interesse”, explica.