Por Luiz Octavio Pires Leal – Membro Emérito da Academia Brasileira de Medicina Veterinária.

Você acabou de descobrir que se formou em Veterinária, por uma das 600 faculdades comerciais de segunda categoria.

Descobriu, também que o mundo todo tem cerca de 400.

Não se desespere. Tem solução.

A parte boa é que você tem um Diploma de Médico Veterinário, legalmente válido em todo o território nacional, por todo tempo.

A outra boa parte, é que, por pior que tenha sido o seu curso, você deve ter tido a noção da amplitude da nossa profissão – que é uma profissão de Saúde Pública – não limitada à clínica e cirurgia de qualquer tipo de animal.

Veja algumas áreas onde há falta de veterinários:

  • Rastreabilidade
  • Análise de perigos e pontos críticos de controle (APPC / HACCP)
  • Diagnóstico por imagens
  • Bem estar animal
  • Etologia
  • Relação homem-animal
  • Direitos dos animais
  • Bioética
  • Manejo dos animais silvestres – criação em cativeiro
  • Zoológicos
  • Marketing
  • Responsabilidade técnica
  • Zoologia
  • Informática aplicada
  • Aquicultura
  • Maricultura
  • Carcinocultura
  • Ranicultura
  • Educação ambiental
  • Conservação da biodiversidade
  • Produção e avaliação de agentes terapêuticos
  • Medicina Veterinária Legal
  • Julgamento de grandes e pequenos animais
  • Laticínios
  • Epidemiologia
  • Animais de experimentação
  • Codex alimentarius
  • Medicina alternativa: acupuntura, homeopatia, plantas medicinais
  • Oftalmologia
  • Cardiologia
  • Odontologia
  • Pragas
  • Casqueamento e ferrageamento
  • Captura e transporte de animais
  • Clonagem
  • Abate e inspeção de animais
  • Medicina de conservação.

E agora?

Agora é a hora de você começar a aprender a parte da nossa profissão que corresponda à sua vocação. Essa é a palavra mágica, capaz de decidir um futuro feliz. E um futuro feliz não tem relação obrigatória com riqueza material, com dinheiro.

A solução

Depois de, pensando com calma e pesquisando, você conseguir descobrir a sua vocação, chegou a hora de agir.

Agir, como?

Procurando um colega, em atuação, e bem sucedido no assunto do seu interesse e “grudando” nele, 24 horas, por dia, durante os sete dias da semana, sempre disposto a fazer, de boa vontade e com capricho todo tipo de serviço que ele lhe solicitar.

Sem sequer pensar em remuneração. Entenda: você estará aprendendo, de graça, sem ter que pagar nada pelo muito que estará recebendo.

Image by cookie_studio on Magnific.com