Por Luiz Octavio Pires Leal – Membro Emérito da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, e Jornalista
O objetivo dessa especialidade é a supressão, ou ao menos o alívio da dor dos pacientes.
Ela é empregada tanto em procedimentos simples, como, por exemplo, nas suturas da pele, e nos mais complexos, caso das médias ou grandes cirurgias. Certos procedimentos diagnósticos também requerem a atividade do anestesiologista.
Em linhas gerais, a anestesia é classificada em dois grandes grupos: local e geral. Há quem classifique em três, incluindo a anestesia regional.
O que você precisa saber para ser um especialista em anestesiologia
Em primeiro lugar, é necessário que o candidato seja formado numa faculdade de veterinária, para que conheça os fundamentos básicos da profissão, como: anatomia, fisiologia e farmacologia.
Esse setor, tanto em medicina humana, como em medicina veterinária está em franca evolução, com os objetivos básicos tanto da eficiência, como da segurança. Isso obriga o profissional a um aprendizado contínuo, entre outros aspectos no que diz respeito à ventilação e à sedação.
Em resumo, são as seguintes etapas que precisam ser conquistadas:
1-Curso completo, de Graduação em Medicina Veterinária.
2-Residência, por um período suficiente, supervisionada por especialista competente.
3-Obtenção de Certificação Oficial em Anestesiologia Veterinária.
4-Atualização contínua através da participação, em cursos, seminários, e participação, como cirurgião assistente, nos mais variados procedimentos da especialidade.
O colega precisa estar consciente de que essa é – como diversas outras – uma especialidade complexa, mas com a responsabilidade extra de, em muitos casos, ser o responsável pela vida do animal. E isso, não apenas nos casos de anestesia geral, como também da anestesia local, que pode provocar sérias reações alérgicas.
Para ser um anestesiologista competente é preciso que o profissional se sinta seguro. E isso depende de dois fatores básicos: excelente formação profissional e temperamento adequado do veterinário.