O veterinário e consultor em marketing, Sérgio Lobato, explica um pouco sobre o conceito e mercado do segmento de pet shop, na entrevista abaixo:
Animal Business Brasil – Qual a definição correta de Pet Shop?
Sérgio Lobato – Não existe…isso mesmo que você leu! Não existe! De uma maneira geral poderíamos dizer que é um estabelecimento que vende produtos e serviços para animais de estimação, mas os formatos e até mesmo os nomes, variam de localidade para localidade no Brasil. Nomes como agropecuária, agro center, pet center ou simplesmente loja de animais.
Os tamanhos podem variar de quiosques em shopping centers até as megalojas que se expandem por todo o Brasil. E os formatos podem ser desde lojas que vendem apenas produtos ou lojas mistas com serviços de higiene e estética e até serviços veterinários.
ABB – Como o Brasil se encontra em termos de Pet Shop, comparado com outros países?
SL – É o mercado que mais cresce e que mais atrai o olhar dos outros países. Meus colegas latinos costumam se referir ao mercado pet brasileiro como o “gigante” e se assombram como tamanho de nosso mercado e com os diferentes ofertas de serviços oferecidos no Brasil, como por exemplo o setor de banho e tosa altamente qualificado.
ABB – Quais as outras atividades que a lei permite que funcionem num Pet Shop?
SL – Dentro dos CNAEs desde a venda de animais, passando pelos serviços de higiene e estética animal e atividades veterinárias.
ABB – Quais os tipos de produtos necessários para que um Pet Shop possa ser considerado completo?
SL – O mix de produtos vai variar em termos de marcas e fornecedores por região de nosso Brasil continental, mas de uma maneira geral podemos dividir em grupos:
– Alimentação
– Higiene e estética
– Acessórios e Brinquedos
– Petiscos
– Farmácia Veterinária
ABB – Existem facilidades de financiamento para a montagem de um Pet Shop?
SL – Em alguns bancos sim, desde que você apresente um plano de negócios, você pode conseguir empréstimos para a abertura de seu negócio. E no que diz respeito à compra de mobiliário e insumos técnicos, muitos fabricantes conseguem linhas de financiamento em bancos públicos ou privados.
ABB – Qual o capital mínimo necessário apara a montagem de um Pet Shop?
SL – A pergunta de um milhão de dólares e que eu não gosto de responder de forma taxativa, pois são tantos fatores que envolveriam uma resposta assertiva. Fatores como: qual a metragem do imóvel? É uma loja de shopping ou na via pública? Alugado ou imóvel próprio? É uma franquia? Sendo afirmativa a resposta a essa última pergunta, fica um pouco mais fácil, pois o franqueador determina um valor mínimo de investimento que é de domínio público para os interessados nesse formato, valores que variam de R$ 150 mil a R$ 500 mil de investimento. O importante é buscar fazer um levantamento detalhado de todos os custos operacionais, lembrar do capital de giro e do impacto de impostos de acordo com a personalidade jurídica que você terá para seu negócio.
ABB – Qual o tamanho mínimo da cidade que comporte um Pet Shop?
SL – Não existe um parâmetro que segure a inovação e um empreendedor. Já vi Pet Shop em cidades de 5 mil habitantes.
ABB – O responsável precisa ser veterinário? Precisa ser o dono?
SL – Não. O formato Pet Shop pode ser, juridicamente falando, de um investidor que não necessita ser um médico veterinário.