O uso de veículo aéreo não tripulado na agropecuária

Por

O desenvolvimento da tecnologia da informação (TI),  vem trazendo a cada dia novas possibilidades para o produtor rural. Nos últimos tempos, diversos equipamentos de auxílio ao produtor vêm sendo lançados no mercado. Um dos principais é o Veículo Aéreo Não Tripulado, popularmente conhecido como Drones.

Os drones estão ganhando cada vez mais espaço para auxílio nas tomadas de decisão do produtor, na pecuária existem inúmeras oportunidades do uso da tecnologia para aumentar a eficiência do pecuarista.

Os sistemas de produção pecuária podem utilizar da tecnologia, tanto nos diagnósticos e  mapeamentos, colaborando para definição da melhor estratégia de manejo ambiental e da pastagem, como no manejo  do rebanho, com o controle do estoque animal e a rastreabilidade, acarretando no aumento de produtividade e economia de recursos despendidos pelo produtor.

Em resumo, o equipamento, associado a softwares de Sistema de Informação Geográfica (SIG), tem a capacidade de promover a análise de diversos dados relacionados ao meio ambiente e à produção agropecuária, tais como:

  • Diagnóstico e monitoramento das áreas ambientais
  • Diagnóstico de pastagens
  • Falhas de plantios na formação e recuperação dos pastos
  • Identificação de doenças e pragas
  • Monitoramento de irrigação das pastagens
  • Controle e rastreabilidade dos rebanhos

O diagnóstico das áreas leva em consideração a situação ambiental da propriedade, os tipos de cobertura vegetal da pastagem, ou seja, quais áreas a pastagem apresenta maior vigor, detecção de áreas com solo exposto, nível de infestação de ervas espontâneas prejudiciais à produção, entre outros.

As informações, porém, devem ser associadas ao levantamento realizado no campo por profissionais, do qual coletará informações do rebanho, realizará análise do solo, avaliará as infraestruturas, etc.

Após o diagnóstico realizado pelo uso da tecnologia e dos dados levantados a campo, deve ser realizada suas interpretações de forma criteriosa. Essas interpretações serão base para o desenvolvimento de uma estratégia inteligente de uma produção pecuária com respeito ao meio ambiente, eficiente no uso de recursos financeiros e alta produtividade.

Apresentamos a seguir o resultado de um diagnóstico da cobertura de solo em área de pastagem em uma propriedade com sistema de pecuária de leite. Podemos observar, inclusive, o diagnóstico da topografia da área associado a distribuição da cobertura vegetal, estas informações são fundamentais para a tomada de decisão do pecuarista.

2017-10-23T14:55:24+00:00