Fico aqui pensando em como compreender esse tal atendimento humanizado que parece ser uma das dicas mais populares ultimamente em textos, palestras e posts de norte a sul do Brasil.

Sabe aquele velha máxima que diz “penso logo existo”, eu meio que tomo com licença técnica-poética essa afirmação e a transformo em “penso logo questiono..”

Vamos lá… fala-se de atendimento humanizado… e o conceito básico de Humanização, de forma literal e simples seria “tornar humano”… e eu questiono… quais características, qualidades, aspectos e nuances do “SER HUMANO”seriam interessantes trazer para o universo da saúde veterinária?

Creio que é senso comum que são aspectos positivos os mais desejados em especial quando definimos o ATENDIMENTO HUMANIZADO como um modelo de atenção ao paciente onde há uma mescla do conhecimento técnico com comportamento ético direcionado à atender as necessidades do paciente.

Começa nosso dilema… nosso paciente não nos informa de suas necessidades físicas, emocionais e comportamentais, mas lidamos com os seus responsáveis, com a estrutura familiar envolvida,e, é dela que devemos obter essas informações.

Ética com quem e para quem?

Vejo o Atendimento Humanizado sendo usado como base para certificações como Cat Friendly Practice e Fear Free, onde as necessidades das espécies-foco são atendidas com o cumprimento de uma série de questões..

Mas e sua equipe veterinária? E sua equipe de Apoio?

Será que eles também recebem os mesmos cuidados para que eles tenham um ambiente seguro para executar seus trabalhos e atividades dentro de normas básicas de higiene e biossegurança?

Será que eles tem o stress emocional, monitorado, controlado e minimizado com políticas de atenção e treinamento?

E seus clientes? Você está preparado para ser humano com eles também?

E o auto-atendimento humanizado? Será que você se dá ao direito de receber esse cuidado? Reserva tempo para atender aos quesitos mínimos para a certificação mais importante que é a sua saúde mental e emocional ao lidar com a Medicina Veterinária?

Por isso deixo a pergunta… Atendimento Humanizado… para quem afinal?

Pense nisso