Com o objetivo de proteger e preservar a saúde das abelhas e proporcionar abrigo a insetos polinizadores solitários, a Fazenda Água Milagrosa, propriedade do grupo Junqueira Rodas, localizada em Tabapuã, em São Paulo, inaugurou em parceria com a Bayer, o primeiro hotel de abelhas da região.
O hotel de abelhas consiste em uma estrutura de madeira em forma de favo de mel, em que são inseridos troncos de árvores com diferentes perfurações, que funcionam, por sua vez, como “casinhas” para os insetos. A iniciativa surge como alternativa de abrigo, evitando a mortalidade das abelhas, assegurando a manutenção e biodiversidade desses insetos.
A estrutura é disponibilizada a propriedades rurais como parte das ações de um programa da Bayer que tem como objetivo promover o engajamento público para proteção às abelhas e apoio à pesquisa e geração de conhecimento destinado à saúde.
De acordo com a diretoria do grupo, “aqui na Água Milagrosa e nas outras propriedades do grupo, temos muitas abelhas, visto que são polinizadores essenciais dos pomares de laranja. Na empresa, temos como missão sempre preservar o meio ambiente e as espécies; por isso, todo nosso manejo é sustentável, de forma a manter a cadeia ecológica em equilíbrio.
O hotel foi projetado para abrigar abelhas solitárias, que não têm costume de viver em colmeias. São insetos que têm por hábito viver em cavidades no solo ou troncos de árvores.
A maioria das espécies de abelhas tem hábito solitário, pois procura ou escava pequenos espaços em estruturas naturais para fazer os ninhos. Os hotéis de abelhas são espaços ideais para que esses insetos polinizadores possam fazer sua “morada”.