Brasília (30/09/2019) – “Fiquei impressionado como o uso da assistência técnica para implantação de tecnologias sustentáveis é uma temática mundial e está presente em projetos de diversos países. Isso mostra que o Senar está no caminho certo,” afirmou Mateus Tavares, coordenador do Projeto ABC Cerrado, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Tavares participou no fim de semana do Global Landscapes Forum (Fórum Global de Paisagens) em Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde apresentou os resultados do projeto, que é realizado em parceria com o Ministério da Agricultura, Embrapa e Banco Mundial.
“A transferência de tecnologia também trouxe retorno econômico para o produtor rural. Nossa missão agora é ampliar o acesso de mais produtores a essas tecnologias e dar escala aos resultados alcançados com o ABC Cerrado, usando a assistência técnica como ferramenta para trazer melhorias na produção do homem do campo,” ressaltou Tavares.
Um dos produtores atendidos pelo Projeto ABC Cerrado, Otto Valadares, também apresentou no fórum os resultados alcançados na sua propriedade de 1,7 mil hectares em Arinos, Minas Gerais.
Depois de implantar a integração lavoura-pecuária e a recuperação de pastagens, a família conseguiu reverter a situação da fazenda.
“Tínhamos perdas de gado por falta de pastagem adequada. Depois do ABC, com o acompanhamento dos técnicos que foi muito valioso, estamos colhendo os frutos. Esse projeto é fantástico, deveria ser ampliado para todos os pecuaristas do País”, destacou Valadares.
O ABC Cerrado atendeu 7,8 mil produtores rurais em três anos com capacitação em Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Recuperação de Pastagens Degradadas, Sistema Plantio Direto e Florestas Plantadas e assistência técnica.
Mais de 300 mil hectares já foram recuperados, trazendo benefícios econômicos e ambientais para produtores rurais dos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí, Tocantins e no Distrito Federal.
Fotos: Mateus Tavares