Cultivada em quase todas regiões do país, a cana-de-açúcar é uma das principais fontes de alimentação de bovinos, principalmente nos períodos  de estiagem. A cultura tem baixo custo de produção, é de fácil manejo e rica em energia. No entanto, ela é pobre em proteínas e minerais, que são essenciais para os animais.

Diante dessa situação, criadores de bovinos leiteiros de 11 fazendas da região de Capitão Andrade, leste de Minas Gerais, passaram a adicionar à cana um produto (mistura) denominado Nitromineral Epamig que corrige as deficiências de proteínas e minerais da cana e atende às necessidades nutricionais das vacas, tornando-as mais produtivas.

“O produto, desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig ), vem sendo empregado, com sucesso, na alimentação de vacas dos criatórios daquela região”, diz o coordenador técnico regional da Emater (empresa de assistência técnica ao homem do campo), Ronald Hott. E acrescenta:

“Todas as vacas apresentam melhorias na produção. Tanto que, no período chuvoso do ano, os animais vem obtendo, em relação à época de estiagem (quando há escassez de pasto), aumento de até 60% na produção de leite”.

Além disso, na opinião de Etelvino Francisco Filho, um dos criadores  de Capitão Andrade que utilizam a mistura, o produto apresenta outras vantagens.

“Eu percebi que, além de produzirem mais leite e ganharem mais peso,  as vacas entraram no cio mais cedo e a pelagem delas fica mais bonita”.

“Espero chegar a 200 litros por dia”, diz produtor.

Fonte: Epamig