Os frigoríficos brasileiros, após embargo promovido meses atrás, já podem exportar para o mercado chinês, que reabilitou unidades para embarques de proteínas. Ainda de acordo com a informação do Valor Econômico, a previsão é que os envios da BRF Foods e Marfrig já voltem a ocorrer nos próximos dias.
A reabilitação das plantas frigoríficas dessas empresas aconteceu após inspeção realizada pela Administração Geral das Alfândegas do país asiático, no dia 23 outubro. Em nota, o CEO global da BRF, Lorival Luiz, destacou que a liberação para a retomada de exportações para o país asiático, mercado estratégico para a empresa, “reforça o compromisso da companhia com a qualidade de seus produtos e com a saúde e segurança dos seus colaboradores”.
O executivo acrescenta que a BRF conta com 15 unidades habilitadas para exportar seus produtos para os chineses (10 de aves, 4 de suínos e uma de miúdos de suínos) e que a retomada das exportações de carne de frango da planta em questão deve ocorrer ainda este mês.
Desde o dia 26 de junho, o Marfrig estava com as atividades suspensas do maior frigorífico da empresa, o complexo de Várzea Grande (MT).