A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou na terça (9) o Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Brasil na reunião da Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
“A Câmara de Ovinos e Caprinos é uma das maiores interessadas nesse assunto porque a produção dessa cadeia é artesanal e os pequenos produtores precisam agregar valor aos produtos como queijo de cabra e embutidos”, afirmou o assessor técnico da CNA, Ricardo Nissen.
O programa foi lançado em março deste ano e prevê ações de capacitação, assistência técnica e gerencial, consultoria, melhoria do ambiente tributário e regulatório, fomento e aperfeiçoamento da estrutura para comercialização.
O primeiro passo será identificar os produtores tradicionais e artesanais no País. Para isso, a CNA criou um formulário de inscrição para os produtores interessados em obter informações a respeito das iniciativas para seu negócio: https://pt.surveymonkey.com/r/…
A CNA também debateu a criação da planta de abatedouro para pequenos animais. A Confederação coordena o grupo de trabalho que está responsável por elaborar uma proposta para o tema.
“A intenção é viabilizar pequenas plantas, porque atende melhor a região produtiva que é muito espalhada. Colocando essas plantas, vai aumentar a viabilidade da atividade para os produtores”, ressaltou Nissen.
Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araújo
cnabrasil.org.br