A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou na terça (30), em Cartagena, na Colômbia, da reunião da Comissão de Saúde Animal do Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP).
O objetivo foi debater ações de sanidade animal e fazer um balanço da situação sanitária dos países participantes – Brasil, Bolívia, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai – com relação a doenças, como febre aftosa, brucelose e tuberculose.
O consultor técnico da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e representante da CNA, Luiz Alberto Pitta Pinheiro, explicou que a Comissão se reúne antes do CVP para definir as principais demandas do setor produtivo sobre o tema.
“A CNA ocupa uma das cadeiras da Comissão e essa participação é fundamental para defender os interesses dos produtores rurais brasileiros e discutir estratégias para prevenção, controle e redução de impactos e riscos à saúde que afetam a produção e a comercialização de animais”, disse.
O assessor técnico da Confederação, Ricardo Nissen, afirmou que durante o enconto a Comissão aprovou os relatórios apresentados pelos países sobre a situação sanitária de cada um e reconheceu o trabalho realizado para combater as enfermidades.
Nesta quinta (2) e sexta (3) a CNA também participa da reunião anual da Comissão Sul Americana para a Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa), em Cartagena.
Assessoria de Comunicação CNA