A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) debateu estratégias, desafios e oportunidades para a aquicultura frente à pandemia durante um workshop online, na quinta (23).
O evento foi organizado por uma empresa de consultoria na área e contou com a participação do presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da CNA, Eduardo Ono, e do zootecnista e diretor da Aquiplan Peixes, Paulo Roberto Silveira Filho.
Eduardo Ono falou sobre as dificuldades que a crise provocada pelo coronavírus está trazendo, principalmente, para a produção e a comercialização no setor. Segundo ele, os produtores precisam traçar estratégias para dentro e fora da porteira nesse momento.
“Além de proteger as pessoas que estão trabalhando, é preciso reduzir custos e enxugar despesas não essenciais para poder manter o fluxo de caixa e, ao mesmo tempo, desenvolver estratégias para poder diversificar as vendas”, disse ele.
De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da CNA, o segmento do peixe fresco é o que sofreu maior impacto com a queda na comercialização. Para ele, uma alternativa para os pequenos produtores é o comércio eletrônico. Essa é uma das ferramentas apoiadas pela Confederação, que lançou uma plataforma nacional de comércio eletrônico para estimular a venda de produtos do agro.
Eduardo Ono também destacou a atuação da CNA para contribuir com o setor e dar “fôlego” por meio de resoluções negociadas junto ao Ministério da Economia, além de ações para facilitar a comercialização, como as recomendações do projeto Feira Segura e a distribuição de alimentos adquiridos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) às famílias dos estudantes da rede pública durante o período de suspensão das aulas.
Na opinião do presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da CNA é fundamental trabalhar a gestão da atividade para garantir a produção durante a crise. À medida que a pandemia for passando, a orientação é diversificar as vendas, opção que oferece mais segurança para o negócio.
“É preciso enriquecer os canais de venda e trabalhar a eficiência e os controles internos para minimizar ou acabar com os desperdícios. É em um momento de crise que as pessoas enxergam a importância desses desperdícios serem controlados”, afirmou.
Assessoria de Comunicação CNA