Destinado aos produtores dos estados do Sudeste, onde a Associação dos Produtores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (Accomig/Caprileite) realiza o controle leiteiro oficial do Capragene®, Programa de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiros da Embrapa, aconteceu o 1º Concurso de Queijo de Leite de Cabra e Ovelha da Região Sudeste.
O evento fez parte do 17º Cabra Fest – A Festa da Cabra Leiteira, realizada de 5 a 7 de julho, em Coronel Pacheco, na Zona da Mata Mineira. Participaram oito laticínios de Minas Gerais e de São Paulo com 32 produtos divididos em seis categorias: Queijo fresco tipo Frescal; Queijo fresco tipo Feta; Massa lática não temperada; Massa lática temperada; Maturação até 30 dias; Maturação acima de 30 dias, além de uma menção honrosa para a categoria “Inovação”. A comissão julgadora foi formada por técnicos, especialistas do setor, chefs, jornalistas e referências da gastronomia.
Um dos idealizadores do Cabra Fest, Caetano Geraldo de Souza, que também é proprietário da Leiteria Cabriola, a mais premiada do concurso, com cinco medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e duas de bronze, disse que o evento é fundamental para promover a caprinocultura e divulgar o leite de cabra. Caprinocultor, Souza produz leite desde 1990, e iniciou a produção de queijo em 2015. Seus produtos podem ser encontrados em supermercados, empórios e restaurantes de alta gastronomia de Minas, Rio e São Paulo. “Buscamos excelência nos processos para produzirmos queijo de qualidade e vencer a resistência do consumidor aos queijos de cabra”, diz.
O festival foi promovido pela Caprileite/Accomig em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Prefeitura Municipal de Coronel Pacheco e Associação dos Criadores de Cabras Leiteiras da Zona da Mata Mineira (Caprima) e contou com o apoio da Embrapa Gado de Leite.